Cenas indeléveis da minha linda infância
Cenas indeléveis da minha linda infância
A suave brisa acaricia meu rosto. O sol desponta, é setembro. Tempo que sob o olhar atento da professora começávamos a cuidar dos jardins do Grupo Escolar Rui Barbosa. A chuva passara,o frio tomou outro rumo e naquela escola, parecia haver mais vida.
O Grupo Escolar Rui Barbosa era meu segundo lar, aprender a conviver, a viver formava a base da nossa história entre tarefas, lições, tabuadas e operações : contas de somar sonhos, diminuir diferenças,multiplicar amizades,dividir corações.
Ah! Como eram belas as nossas mestras:MariluceMorcourt, Marianinha Freitas, Elizabete Sketini,Gilka Martins, Aparecida Costa entre outras. D. Stela Falcão posteriormente D. Nair Falcão como diretoras.
Num cantinho Dr. Geraldo Aragão ( dentista) e D. Marilita( assistente) deixavam-nos de sobressalto com receio de mostrar os dentes.
Hora de merenda, que delícia, jamais esquecida uma sopa escura,cambiamos os pratos apesar de levarmos a lancheira com pão com doce ,pão com ovo ou uma fruta.
A festa junina era a mais animada, ensaios, danças típicas, tranças já que eu tinha cabelos longos, música ,famílias presentes e docilidade das professoras.
Eis que chegava a hora das honras, pelas médias altas,éramos premiadas com medalha de honra ao mérito! Ganhei as 4 dos quatros anos de estudo.
Fiz 1a eucaristia com estes colegas, na catequese e realização da presidência da celebração, um padre italiano jovem,Pe . Giovanni.
Como nossos dias eram longos e felizes. Idas e vindas da escola, uniforme escolar impecável apesar dos recreios bem animados, dos jogos de queimada,das conversas e risadas nas conversas de histórias de Trancoso,passar o anel,imitar sons e gestos dos animais, da natureza.
Doce infância! Linda Escola que ainda leva traços da sua arquitetura antiga, pelo menos o que vejo: o portão.
Minha gratidão eterna ao Grupo Escolar Rui Barbosa,que assim como outras escolas tomaram tiveram novas denominaçoēs,porém jamais esquecidas no tempo e não história. Minhas congratulações aos que prosseguem a missão no hoje, na presente estação na linha do tempo. Neste aniversário secular,minhas preces de alegria e fé no futuro que virá.
É chegada a hora do reencontro! Participemos com entusiasmo dessa festa que nos reúne para saudarmos a vida, a criança que não adormeceu e vive em cada um de nós, os abraços que nos une como eternos colegas de classe, de escola, amigos que trazemos no percurso , no horizonte da nossa história.
De braços abertos e sangue pulsante de alegria estaremos revivendo o nosso Grupo Escolar Rui Barbosa.
Professora Macirajara Freitas
0 Comentários